Reabilitação de CNH
(Suspenção e Cassação)
CNH Suspensa
O Detran instaura um Processo Administrativo e notifica o motorista para apresentar sua defesa no prazo de 30 dias. Após análise da autoridade, caso a defesa seja indeferida, determina-se o prazo que o motorista deverá ter suspenso seu direito de dirigir, bloqueando automaticamente o prontuário do condutor. Este prazo de suspensão pode variar de 1 mês a 2 anos, dependendo da gravidade das infrações, da pontuação alcançada e dos antecedentes do condutor. Durante o período de suspensão o motorista deverá realizar a Prova de Reciclagem e a partir daí sua CNH poderá ser regularizada.
*Durante o intervalo do processo, o condutor não poderá cometer nenhuma infração de trânsito sob pena de ter sua CNH Cassada.
CNH Cassada
Quando ocorre a Cassação?
O motorista tem sua CNH Cassada quando dirigir com a CNH suspensa, ter reincidência em infrações gravíssimas ou ter sido condenado criminalmente por crime de trânsito.
Prazo de Cassação?
Com a Cassação da CNH, o motorista deverá ficar 2 anos sem dirigir, devendo se submeter ao processo de reabilitação. Apenas após o processo de reabilitação, poderá regularizar sua CNH.